NOSSA HISTÓRIA
PROFESSOR SÁ
Aos dezessete de dezembro de 1935 nasce no município de Senador Pompeu, interior central do Ceará precisamente na Fazenda Jacoca, o filho caçula de uma família de cinco irmãos, batizado com o nome de Francisco Vieira e Sá, filho de Pedro Laurindo Vieira e Sá Maria Adelina Vieira e Sá, conhecido no Jiu jitsu como Professor Sá.
Embora sua família fosse bem conceituada tendo posses e bens, o casamento de dois primos gerou desconforto na família e a falta de apoio, fez com que Pedro e sua esposa voltassem para a vida no campo, tornando-se agricultores.
O filho mais novo Francisco Vieira e Sá logo aos cinco anos recebe um presente inusitado de seu pai, era uma enxada, coisa comum nas famílias de agricultores do nordeste. Trabalhava de forma incansável na roça para colaborar com a família.
Aos sete anos sua mãe, cansada de ver as mãos do caçula sangrando, disse, “meu filho não vai mais a roça! Ele vai para a cidade trabalhar e estudar!”. Bem novo ainda, se tornou auxiliar em um armazém na cidade de Senador Pompeu. Em seguida balconista. Aos nove, já tendo a confiança do proprietário, abria a loja.
Aos, quatorze anos teve o primeiro contato com o Jiu jitsu e a Defesa Pessoal, por meio da revista “O Cruzeiro”. Na revista, Sá aprofundava-se em suas páginas com grande fascínio, as aulas e matérias publicadas pelo renomado Professor Hélio Gracie. Na época não existiam escolas de Jiu jitsu ao seu alcance e repetia as posições publicadas na revista com os amigos.
Aos dezesseis anos segue para a capital de Pernambuco, Recife, pois oferecia maiores oportunidades. Foi de encontro ao irmão mais velho, Valdemar Sá, trabalhou no comércio e posteriormente na Policia de Pernambuco, como oficial.
Em Recife procurou academias de artes maciais, mas se matriculou em uma escola de boxe e treinava com toda dedicação. Em seguida, já com idade de prestar serviço militar, se alistou na Força Aérea Brasileira. Nessa ocasião conhece e prática o Jiu jitsu japonês, com o Mestre Takeo Yano.
Recife era uma das maiores praças do Brasil, se tratando de lutas, e em especial, o Vale Tudo, nome dado ao confronto de lutadores de diversas artes marciais, que ao final desse século passou a ser denominado Mix Martial Arts (MMA).
Francisco Vieira e Sá passa a competir no Vale Tudo e se destaca no cenário marcial, fazendo uma das lutas de maior cotação na época, contra o lutador Lucena, que foi desclassificado por golpe desleal. Sá recebeu a bolsa. Uma nova luta não aconteceu.
Em 1955, Sá retorna ao Ceará, pois foi transferido do Quartel General para a Base Aérea de Fortaleza. Em uma demonstração no quartel da Base, conhece o Professor Nilo Veloso e recebe o convite para treinar em sua academia.
O Professor Sá se dedica de forma profissional e obtém mérito e reconhecimento da comunidade desportiva. No período compreendido entre 1955 a 1973 desenvolve sua carreira de atleta de Jiu jitsu e Vale Tudo, conquistando um currículo invejável, onde protagonizou combates memoráveis contra excelentes lutadores.
Em 1956, o Professor Sá (76 kg) da Academia Nilo Veloso luta contra Paulão (118 kg) da Academia do Professor Herondino. Essa foi sua primeira grande luta de Jiu jitsu, seu resultado foi um empate.
Em 1958, Nilo Veloso com as demais escolas de Jiu jitsu, promove o campeonato cearense de Jiu jitsu na AABB. O Professor Sá sagra-se campeão de sua categoria vencendo na final o lutador Raimundo Nazário.
Em 1958, o Professor Sá faz duas lutas de Jiu jitsu com intervalo de um mês na quadra da famosa FÊNIX CAIXERAL, contra o lutador do Corpo de Bombeiros Macedo. A primeira foi empate e a segunda venceu com certa facilidade.
Em 1960, enfrenta o campeão do ano anterior, o lutador Abdias Queiroz, em evento realizado no Parque das Crianças no Centro de Fortaleza. Sá vence aos dois minutos com chave de braço.
Ainda em 1960, sagra-se Campeão Cearense de Luta Livre enfrentando o lutador Gipão, na FÊNIX CAIXERAL. Sá vence aos dois minutos do segundo round.
Em 1964, nasce em Fortaleza, Francisco Carlos Pinto Sá (Sazinho) primeiro filho homem de Francisco Vieira e Sá (Professor Sá).
Em 1966, Sá funda sua primeira escola intitulada Central Ringue Clube, localizada na Rua Sena Madureira, Altos, Centro e próximo ao Parque das Crianças, onde hoje se encontra a Delegacia Geral de Policia Civil do Estado do Ceará. A proposta era formar uma equipe de competidores nas modalidades Jiu jitsu de quimono e Vale Tudo, além de ensinar crianças, empresários, advogados, médicos e demais trabalhadores a arte da Defesa Pessoal. Nesse momento começa a escola que vem dar origem a 99% das existentes no estado do Ceará.
Em 1966, enfrenta no ginásio da AABB em Senador Pompeu/Ceará o lutador Louro.
Em 1968, Sá muda a sede de sua escola para o Clube Social América, localizado a Rua Rodrigues Junior esquina com Av. Dom Manuel, no Centro da cidade. O Professor Sá se torna Diretor de Esportes de Luta do América, onde promove em sua quadra de esportes diversos eventos de lutas profissionais e amadoras, nas modalidades de Vale Tudo, Jiu jitsu, dentre outras.
Em 1969 promove uma grande noitada de lutas em Palmácia, no Ceará. Isso fazia parte da estratégia de divulgar as lutas e em especial mostrar a eficiência do Jiu jitsu.
Em 1969, enfrenta no Parque das Crianças o instrutor da Academia Gracie, Barreto Manguete. Luta onde o Professor Sá fez grande pontuação, mas a luta só seria decida por finalização, o que não aconteceu, pois, havia tempo de trinta minutos de duração. Ao final foi decretado empate.
QUANDO VOCÊ PARTICIPAR
- Junte-se hoje à sede da Atos Jiu-Jitsu com uma oferta exclusiva.
- Obtenha uniforme com 20%OFF!
- Introdução GRATUITA de cortesia Aula particular ou sessão de treinamento virtual
- 15% de desconto na sua primeira compra na SAS TEAM SHOP